domingo, 19 de janeiro de 2014

Mudança de Comando em São Miguel do Gostoso


São Miguel do Gostoso começa a agir e pensar como cidade grande - e responsável. Até o Carnaval, a avenida dos Arrecifes, principal via da cidade, terá apenas uma mão de direção - no sentido de quem entra na cidade. Isso ocorrerá principalmente nos finais de semana - da sexta à tarde ao início da tarde do domingo.
Além da mão única na avenida dos Arrecifes, será permitido estacionamento de veículos apenas em um dos lados da via. Isso facilitará o escoamento de veículos por esta avenida. Outra decisão: quem estacionar seu veículo do lado não permitido da rua, pode ser multado e ter seu carro guinchado pela polícia.
Quando a avenida dos Arrecifes estiver funcionando com apenas uma mão de direção, a alternativa para retorno dos veículos será pela via paralela - a rua que passa em frente ao colégio Olímpia Teixeira. No domingo à tarde, o esquema será suspenso em função da feira que ocorre no dia seguinte, naquela via.
Esta iniciativa é extremamente positiva. Com o crescimento da cidade - e o aumento do número de turistas - é praticamente impossível trafegar pela avenida dos Arrecifes, especialmente no período noturno dos finais de semana. Com isso, a cidade começa a ter regras com o objetivo de disciplinar seu trânsito.
Esta foi uma das boas notícias que a prefeitura de São Miguel do Gostoso e o novo comandante do  da PM do município, tenente Frank Wolczak, deram ontem em reunião do Conselho Municipal de Segurança (foto acina). Outra boa notícia é que será ampliada a fiscalização do trânsito na orla urbana da cidade.
A decisão é de aumentar a sinalização sobre a proibição de veículos nas praias. Placas vão esclarecer  que, quem insistir em trafegar pelas praias da cidade, pondo em risco a vida da população, pode ser multado e ter o carro apreendido.  A polícia vai passar a fiscalizar com mais rigidez este tráfego irregular nas praias. 
A prefeitura está fazendo acordo com agências que alugam quadriciclos  para que elas cedam alguns de seus veículos para que policiais possam fiscalizar as praias. Usando estes veículos, os policiais, fardados, abordarão motos e qualquer tipo de veículo que estejam circulando na orla urbana.
O acordo com agências de quadriciclos é uma solução da prefeitura para que estes veículos continuem trafegando sem ter que ser impedidos pela polícia. O acordo tem algumas condições. Os quadriciclos não podem ser dirigidos por menores e só podem ser usados na cidade ou trilhas exclusivas.
Estas trilhas especiais serão criadas em praias fora da cidade para que bugues e quadriciclos com turistas possam circular. Mas as agências que alugam quadriciclos  e bugues terão que ser regularizadas como empresas - criando CNPJ - para poder administrar seus negócios sem maiores problemas.
Maior controle do som alto
Na reunião do Conselho, com a presença da prefeita Fátima Dantas e da presidente da Câmara, Francisca Pinheiro, Wolczak prometeu ser rígido com o abuso do som na cidade. Será intensificado o controle de som alto em casas, veículos e até no chamado "Paredão de Jesus", usado por uma igreja evangélica. 
O novo comandante da PM e a prefeitura também vão se reunir para criar regras especiais para que o carnaval não cause transtornos a moradores e turistas. A exemplo do que fez quando esteve à frente da PM de  Touros, o tenente quer criar horários específicos para desfiles de blocos e bailes populares.
Outra boa iniciativa de Wolczack, apoiado pela prefeitura e Conselho de Segurança. é a criação de uma Guarda Mirim no município. Quando esteve no comando da PM de Touros, Wolczak criou uma Guarda Mirim, com a participação de 230 crianças. Muitos destes jovens atuam hoje em funções públicas da cidade. 
Como vocês podem notar, a reunião de hoje do Conselho de Segurança foi positiva e cheia de boas notícias. Foi desfeito até mesmo o mal-estar entre o Conselho e a prefeita no incidente que culminou com o afastamento do sub-tenente Édson do comando da PM da cidade e sua substituição por Wolczak.


(por Emanuel Néri), nobalacobaco.blogspot.com.br

Nenhum comentário: