sábado, 27 de novembro de 2010

Guerra no Rio recebe reforço de 800 homens do Exército

Guerra no Rio recebe reforço de 800 homens do Exército

Jornal da Band

pauta@band.com.br

A guerra no Rio de Janeiro recebeu nesta sexta-feira o reforço de 800 homens do Exército e 300 da Polícia Federal. O contingente apoiou a polícia fluminense na ocupação da Vila Cruzeiro e no cerco ao Complexo do Alemão.

Em frente ao batalhão, uma base da megaoperação contra o tráfico. Nos carros de combate ficaram as marcas do confronto com os traficantes. Os blindados foram alvo dos flashes da população que fez uma manifestação de apoio, reforçada pelo pedido de permanência no local. A movimentação dos carros de combate, pelas ruas da zona norte do rio, atraiu a atenção da imprensa estrangeira.

A Polícia Civil reforçou a ocupação na Vila Cruzeiro. Pela manhã, cerca de cem homens entraram na favela e a estratégia é manter as ações e completar o cerco do conjunto de favelas do Alemão para impedir que os bandidos escapem. Um helicóptero blindado da polícia fez voos rasantes e trocou tiros com traficantes. Ainda existem bandidos escondidos na mata.

Uma densa vegetação separa a Vila Cruzeiro do conjunto de favelas do Alemão, onde os criminosos buscaram abrigo. Imagens aéreas mostram uma caminhonete abandonada na estrada, usada pelos traficantes na fuga. Estende-se por dez bairros, com 40 morros, onde vivem 400 mil pessoas. No Brasil todo, só 52 cidades, incluindo as capitais, tem população maior o que este conjunto de favelas.

A estrutura montada na favela tinha até um hospital improvisado, para atender os bandidos feridos. Equipamentos médicos foram encontrados pelos policiais em uma espécie de enfermaria. Dentro da favela, vários caminhões foram incendiados pelos traficantes para impedir a entrada da polícia. As chamas atingiram os transformadores e a favela está sem luz.

Sobraram várias carcaças de carros, pneus queimados, paredes que guardam marcas de um intenso tiroteio. As barricadas são retiradas para passagem dos blindados. Em um território onde ninguém arriscava entrar, a apreensão é grande. Quanto mais a polícia avança, mais drogas e armas são encontradas. O material está guardado em fortalezas montadas pelo grupo que tem espalhado o terror na cidade.

Hoje, a Polícia Federal entrou na guerra com 300 agentes que ocuparam os acessos ao Morro do Alemão. Um comboio com 800 soldados do Exército também apoiou. Os militares isolaram a área ocupada. No final da tarde, o Exército trocou tiros com traficantes do Morro do Alemão, o próximo alvo de ocupação da polícia.

Durante a noite, os ataques pela cidade continuaram. Na Auto Estrada Grajaú-Jacarepaguá, que liga as zonas norte e oeste, motoqueiros incendiaram um carro. Em Copacabana e Ipanema, zona sul, dois veículos foram incendiados. Em Honório Gurgel, do outro lado da cidade, um táxi foi destruído.

Nenhum comentário: